ATIVIDADES


Conheça as principais atividades da Escola Sathya Sai e saiba como elas se desenvolvem.

 Diariamente, a Escola inicia suas atividades com a meditação, onde todos os funcionários e voluntários participam junto com as crianças. A meditação promove o aquietamento mental, leva a mente para o presente, promove a concentração, criatividade, melhora a saúde e o bem-estar, facilita a harmonia e o entrosamento, prepara a mente para novas vivências e aprendizado.
Ao longo do dia, o tom de voz é manso e baixo, com comandos cantados, fazendo com que a harmonia adquirida no processo meditativo permaneça ao longo da jornada, evitando o excitamento, o desgaste mental e os ruídos desestabilizadores, possibilitando à criança viver e contemplar o momento presente.
            Harmonizações são feitas no início de novas atividades, antes do lanche, de passeios, etc.

            As crianças vão, alguns dias, para a Sala de Brincar Livre, onde o foco são os brinquedos artesanais, que inspiram maior criatividade. O professor exerce seus trabalhos e a criança aprende por meio do exemplo prático. É a hora mais propícia para conhecer cada um ou mesmo averiguar algum problema da criança.

Diariamente também ocorre um momento de expansão no pátio, com jogos e brincadeiras dirigidas, como jogos cooperativos e os jogos sonoro-musicais, que possibilitam a vivência do som, silêncio, ritmo e música.


A expressão corporal nas atividades como yoga, capoeira, educação física e brincadeiras de roda integram música, poesia e dança. Formam uma mandala (círculo) humana, numa interação harmoniosa, trabalhando a igualdade e o respeito ao outro. As crianças tomam consciência de cada membro se expressando, coordenando, sincronizando e disciplinando os movimentos, criando, expressando, sintonizando, adquirindo força, velocidade, flexibilidade e resistência. Tomam consciência progressiva do corpo, desenvolvendo interesse e cuidado com o corpo, higiene e nutrição.
O cantar, além de ser uma atividade grupal, trabalha diversos valores como a cooperação em equipe, a criatividade e auto-expressão por meio da voz, a auto-transformação, a devoção e a união da alma, corpo e mente.
        O lanche é natural, vegetariano e nutritivo, feito em silêncio e disciplina que ampliam na criança a capacidade de sentir o processo da degustação, os sentidos envolvidos, gerando uma maior capacidade de concentração, autodomínio, observação e contribuindo para uma vida saudável. Neste momento, trabalha-se a gratidão.
       No recreio as crianças brincam de escorregar, balançar, bola na cesta, piscina de areia, trilhas no bosque, construção com tijolinhos de areia, casinha de boneca, subir em árvore, etc.
O contato com os cinco elementos da criação e os cinco reinos, de forma experimental, constitui fonte de cognição inesgotável de aprendizagem, visto que a criança nesse período não assimila ainda conhecimentos de forma abstrata.  A verdadeira cognição só acontece com a interação interna e externa.

        As crianças passeiam semanalmente pelos arredores da Escola, onde a mãe Natureza com seus elementos e reinos é mestra por excelência. As crianças recolhem o lixo nos arredores, prestando serviço à comunidade e à Natureza.


         A expressão e a oralidade têm como suporte o "bastão-que-fala” , quando as crianças assentam em círculo e narram fatos de seu cotidiano, trabalhando a escuta e o respeito ao coleguinha, a desinibição; a coerência, etc. Pode-se também contar ou recontar uma história da Valor que o professor contou e dramatizá-la.

         A matemática é vivenciada nas brincadeiras e jogos, na exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas, noções de medida, peso volume, tempo, identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, tipos de contornos dimensionalidades, faces planas, lados retos, bidimensionalidade e tridimensionalidade, pontos de referência no espaço, representação de pequenos percursos e trajetos, etc.

        Os passeios eventuais ampliam as vivências educativas, desenvolvendo a solidariedade, interação, respeito ao outro. Esta socialização é trabalhada a todo instante na Escola.
        As festas do calendário nacional e ligadas à cultura local, propiciam um amplo campo de trabalho que se expande além Escola, como o resgate da cultura indígena, danças sagradas, figuras mitológicas, respeito e reverência aos ancestrais, folclore, festividades em que os pais ajudam a confeccionar artes, concatenando os Valores Humanos, respeito às diferentes crenças, culturas e modo de vida, de cada reino; gratidão profunda à “Mãe Natureza”, que promove o extremo zelo e respeito a tudo.

        O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente é um campo vasto de pesquisas e inquirições, estimulados nas crianças, através de lendas, mitos e conhecimentos cotidianos.
       Semanalmente, há o horário cívico, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Escola e seus respectivos hinos, instigando o patriotismo, o respeito, a gratidão, a prontidão e a disciplina.
        A atividade escrita, desenho e arte: podem ser livres, onde a criança expressa sua criatividade ou mescladas com atividades escritas, desenvolvendo noções de números, imagens, formas, tamanhos, espaços, cores, dimensão (altura, largura profundidade), etc. Uso da reciclagem de materiais para a transformação e criação, que trabalham a coordenação motriz.
       A dramatização de histórias, fábulas e contos de fadas com caracterização de personagem pelas crianças.
     O trabalho com Valores Humanos requer uma atuação efetiva da família, com reuniões periódicas e atendimentos individualizados quando necessário.
      Os cinco elementos, intimamente relacionados aos cinco sentidos, são trabalhados a cada dia da semana.
    





Um comentário:

  1. ola, boa noite!
    dou oficina para crianças de 2 a 8 anos de 'teatro e auto conhecimento', e agora tenho também o prazer de fazer o primeiro módulo do educação em valores humanos sathya sai ( no núcleo de bh).
    estou em busca de atividades, brincadeiras, contos, na linha desse método pedagógico, que inspire o respeito, a coletividade, a escuta e o amor.
    vocês teriam alguma indicação (principalmente de brincadeiras)?
    gratidão!

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